Tipos de Coaching

Coaching Pessoal ou Life Coaching


Tem como foco, auxiliar o coachee a viver sua vida de forma plena e da maneira mais satisfatória possível, de acordo com suas metas e objetivos pessoais. É importante que o coachee esteja preparado para mudanças. Que saiba o que precisa ser melhorado ou trabalhado na sua vida. Superação de limites, descoberta do seu potencial máximo, desenvolvimento de habilidades para gerenciar sua vida e construir o futuro que deseja, construção de planos de ação para realizar metas, superação de obstáculos, desafios e aumento da autoestima são alguns dos objetivos dessa área do coaching.

Coaching Profissional ou de Carreira


Destina-se a profissionais ativos no mercado de trabalho, iniciando seu próprio negócio ou em fase de descoberta profissional, que buscam melhorar a performance, expansão e maior satisfação na empresa onde atuam ou em uma nova carreira ou, ainda, em seu empreendimento. Tem como objetivo usar o potencial de cada um na direção da meta desejada, desenvolvendo competências para impulsionar sua carreira e, assim, beneficiar sua empresa ou projeto novo.

Coaching Corporativo (individual ou de equipe)


No contexto empresarial, o coaching é extremamente importante, já que atua identificando potenciais e dificuldades dos funcionários e também da empresa. Ao casar essas informações, ele consegue trilhar um plano de ação, elaborado pelo cliente (coachee - Pessoa jurídica), em que as habilidades individuais são valorizadas e aproveitadas em prol da produtividade no ambiente de trabalho.

Esse tipo de ação faz com que os profissionais trabalhem mais estimulados e permite que a empresa possa aproveitar ao máximo as qualidades de cada um. Ressalta-se que no coaching coorporativo as informações pessoais são confidenciais, sendo reportado apenas o que for de interesse da empresa por meio do plano de ação elaborado e entregue pelo funcionário, informações essas, repita-se, de caráter exclusivamente profissional.

Por outro lado, o processo também beneficia os gestores e lideres (quando são eles os o coachees), na medida em que trabalha o relacionamento desses com os seus subordinados e com os diversos setores da empresa, ajudando na tomada de decisões (corretivas ou preventivas), no desenvolvimento de metas, ajustes da liderança, entre outras habilidades.

Quando eu preciso de um coach?


Na velocidade do mundo moderno não está fácil para ninguém atingir seus objetivos. No meio do caminho enfrentamos desafios e impasses internos e/ou externos, obstáculos que nos exigem a sair de nossa zona de conforto. Sozinhos, em alguns casos, fica mais difícil e o resultado é a frustração, desmotivação, acomodação e a sensação de fracasso. Estar preparado para orbitar fora da zona de conforto é primordial para encarar desafios e realizar, na vida pessoal ou profissional, aquilo que se deseja. Essa preparação significa conhecer suas potencialidades, bem como o que precisa ser melhorado, e usá-las a seu favor. Desenvolver outras, buscando uma jornada de vida mais segura e verdadeira com você mesmo; ou seja: com propósito e qualidade.

É esse o trabalho de um Coach, que atuará junto a você, auxiliando a sua elaboração de estratégias, utilizando planos de ação, visando conduzi-lo do ponto “A” (momento atual) para o ponto “B” (meta futura), na sua trajetória de vida. No processo de Coaching, o Coach não "entrega fórmulas mágicas" , ele é um facilitador para que o próprio Cochee encontre as suas respostas e os caminhos que melhor o levarão, de forma personalizada, ao seu objetivo. O cliente é uma pessoa que está em alta performace e por querer melhorar, mudar, inovar, crescer, subir patamares, melhorar a qualidade de vida, busca o processo de coaching, estruturar melhor seu plano de ação focado nas metas definidas.

A maior descoberta da minha geração é que o ser humano pode alterar sua vida alterando seu comportamento”. (William James)

Algumas situações em que se procura um Coach:

  • Dificuldade em identificar o que você quer para si mesmo: carreira, sonhos, estudos, vida pessoal, relacionamentos etc;
  • Perceber que algo está te bloqueando ou impedindo de alcançar metas;
  • Decidir fazer algo mas não sabe por onde começar;
  • Precisar de propósito e motivação para se comprometer com suas metas;
  • Tiver dificuldade em organizar seus pensamentos, ações, cronogramas, rotinas e planejamentos para o alcance de metas;
  • Algo no seu comportamento precisa ser melhorado ou mudado mas não sabe como fazer;
  • Está num momento de mudança sem conseguir concluir o ciclo ou, se está começando do zero, precisa se estruturar para seguir em frente;
  • Quer alcançar o peso ideal mas não sabe por onde começar ou está tendo dificuldades com as mudanças de hábitos e rotinas;
  • Dificuldade de manter o programa de treinamento e alimentar personalizado para aumentar a forma física;
  • Falta de motivação para encontrar e/ ou começar uma atividade física;
  • Entre outros momentos, situações e necessidades.
 

Já sabe o que quer? Então comece agora a trabalhar para isso!
Ainda não sabe? Descubra!

Marque sua sessão experimental!* *Presencial ou via Skype