O que é Coaching?

O Coaching nada mais é do que um processo de construção individual, de planejamento estratégico humano, com foco no alcance de metas pessoais, profissionais e empresariais.

O método analisa e detecta habilidades e outras características do indivíduo ou da empresa e constrói, de maneira organizada, planos de estratégias para alcançar os resultados pretendidos.

O coaching utiliza-se, durante o seu processo, de ferramentas voltadas para o conhecimento do estilo pessoal, de vida, das características cerebrais e de valores e crenças norteadoras das decisões do coachee, que são aplicadas na busca do maior número de informações possíveis sobre o indivíduo, para que com isso, ele tenha os instrumentos necessários para trilhar seu caminho em direção à meta desejada. Essas ferramentas foram desenvolvidas por meio de estudos científicos em várias instituições que se dedicam ao estudo do comportamento humano.

Existem variações quanto à forma de aplicação das ferramentas utilizadas no processo de coaching, pois cada coach tem seu estilo próprio de atuação, mas as finalidades de cada ferramenta, como dito acima, serão sempre as mesmas. O profissional detecta o momento e a necessidade de se aplicar ou não a ferramenta.

Portanto, o processo de coaching não é terapia, treinamento ou aconselhamento. Também não é uma atividade de colocação ou recolocação do coachee no mercado de trabalho, não tendo compromisso de encontrar postos de trabalho para o seu cliente, de fazer contatos de quaisquer espécies com esse intuito ou fornece listas e indicações para esse fim.

O trabalho do coach é incentivar a reflexão e a análise do objetivo que o coachee quer atingir, bem como as estratégias necessárias para atingi-lo. O Coach é o profissional capacitado e habilitado para aplicar os processos de coaching em pessoas e organizações.

O processo de coaching no seu inicio, meio e fim, será sempre focado no futuro.

No contexto corporativo, o coaching traz benefícios tanto para as empresas como para os indivíduos que nela trabalham. Alguns dos benefícios para a empresa são: o desenvolvimento de habilidades e competências, a motivação para trabalhar em equipe, a facilidade em delegar tarefas e fazer feedbacks assertivos, a melhoria nos relacionamentos interpessoais, o cumprimento de metas e prazos, a minimização de conflitos, a aceleração de resultados, a identificação e desenvolvimento de talentos, a melhoria na gestão do tempo e o desenvolvimento de futuros líderes, entre outros.

No universo individual do trabalhador, o processo traz os seguintes benefícios: o aumento da autoconfiança, a conquista do autoconhecimento e do autodesenvolvimento, a percepção de habilidades, o equilíbrio e a inteligência emocional, a diminuição de estresse, a melhoria nos relacionamentos com os colegas de trabalho, o aumento da flexibilidade e adaptação às mudanças e a assertividade na hora de defender idéias e filosofias da empresa.

Por outro lado, o life coaching (coaching pessoal) também se propõe a auxiliar o coachee a viver de forma plena e da maneira mais satisfatória possível, de acordo com suas metas e objetivos pessoais. Prepara o coachee para mudanças, provocando a reflexão sobre o que pode ser melhorado ou trabalhado na sua vida. Ajuda na superação de limites, na descoberta do seu potencial individual, no desenvolvimento de habilidades para gerenciar sua vida pessoal e construir o futuro que deseja; bem como auxilia a construção de planos de ação para realizar metas, superação de obstáculos, desafios e aumento da autoestima, dentre outras possibilidades.

 

Já sabe o que quer? Então comece agora a trabalhar para isso!
Ainda não sabe? Descubra!

Marque sua sessão experimental!* *Presencial ou via Skype